- Ano: 2017
-
Fotografias:Justin Alexander, Jane McNeill , Edward Birch
-
Fabricantes: Sky-Frame
Descrição enviada pela equipe de projeto. Hunters Hill é uma atraente e histórica península que se encontra entre os rios Parramatta e Lane Cove, na costa norte do porto de Sydney. O subúrbio, um precursor do movimento da cidade jardim, foi subdividido no século XIX e ocupado com mansões de arenito e cabanas de madeira vitorianas com grandes jardins e parques particulares que contêm árvores centenárias.
Era natural escolher como materiais a pedra e a madeira para construção de uma nova casa na borda de um desses parques particulares. O arenito de Sydney tem um tom levemente amarelado que escurece e se torna mais interessante com o passar do tempo. Os materiais atemporais proporcionam uma paleta de cores quentes em uma construção contemporânea.
Por trás das paredes de arenito escondem-se os caixilhos mínimos das grandes janelas com vidro duplo (Skyframe). As lajes de concreto protendido estão em balanço com um leve apoio de pilares de aço para cobrir a varanda principal do jardim. Por trás de persianas verticais de madeira, as janelas curvadas se estendem de piso a teto.
Pensado para uma vida familiar desimpedida e relaxada, o projeto da casa é muito simples e bastante cartesiano em termos de plantas, a não ser por uma parede sinuosa que sobressai em direção à rua. Cada cômodo se abre a uma varanda ou ao jardim através de grandes portas de vidro que deslizam sobre rodas, o que faz com que seja possível sair do ambiente interno sem perceber os limites. Além disso, o movimento é fluido da entrada à sala de estar de planta livre, enquanto apenas se nota a porta de madeira de piso a teto que, quando está aberta, fica totalmente escondida na parede, mas quando se fecha completamente separa a área aberta do resto da casa.
Todo esse maquinário moderno para uma vida fácil poderia chegar a ser estéril ou desinteressante, sem um lado oculto: ao tomar as escadas para o subsolo, encontra-se um pavimento subterrâneo que abriga uma coleção de carros, um cinema, um escritório e uma adega.
A arquiteta do projeto, Jane McNeill, conseguiu produzir uma série de desenhos perfeitamente detalhados que não demandaram visitas à obra nem perguntas por parte do construtor para executa-los.